Alvará de Funcionamento para Comércio

Você está pensando em abrir um comércio mas, são tantas coisas a organizar que você nem sabe por onde começar. A primeira coisa a se fazer é definir o tipo de produtos que serão comercializados.

Depois de definido o nicho é hora de pensar na legalização do projeto, isso é muito importante para garantir que você não tenha problemas em casos de vistorias, como multas e até o fechamento do estabelecimento.

O principal documento necessário para o funcionamento do seu comércio é o alvará de funcionamento, esse documento é exigido para qualquer empresa independente do ramo de atuação.

O que é Alvará de funcionamento para Comércio?

O alvará de funcionamento para comércio é o documento que concede a licença para um comércio atuar, ele é necessário para qualquer tipo de estabelecimento. Para sua liberação são levadas em consideração algumas questões como localização e segurança do lugar.

O alvará deve ser pensado antes mesmo de alugar um espaço para o comércio pois existem algumas especificações quanto aos locais de funcionamento, não são todos os locais que podem ser usados para comércio.

Esse documento é concedido após a comprovação de que todas as exigências foram atendidas e o estabelecimento está dentro dos padrões exigidos.

Tipos de alvará de funcionamento

Existem alguns tipos de alvará de funcionamento para comércio, cada um cumpre requisitos e atende a necessidades diferentes:

ALF: Auto de Licença de Funcionamento: é concedido para imóveis que não são de uso residencial e que já tenham instalações próprias para atividades comerciais;
Esse é o documento definitivo que é concedido após todas as exigências serem cumpridas.
ALF-C: Auto de Licença de Funcionamento Condicionado: é concedido para imóveis que ainda não estejam dentro das especificações exigidas ou que estão aguardando a inscrição no cadastro municipal.
Ele é concedido logo após a primeira visita técnica e prevê que o estabelecimento tem até 180 dias para realizar as mudanças exigidas.
AFLR: Alvará de Funcionamento de Local de Reunião: é destinado para estabelecimentos onde há grande concentração de público, como bares, restaurantes e cinemas.
Esse tipo de alvará é diferenciado pois as exigências de segurança são maiores, ele engloba estabelecimentos que tenham capacidade de pelo menos 250 pessoas.

Como obter um alvará de funcionamento?

Apesar de várias empresas  tentarem conseguir o Alvará de Funcionamento para Comércios sem uma assessoria, a burocracia acaba atrapalhando a obtenção do documento, gerando um custo muito maior do que quando contratando uma empresa especializada.

Um diferencial da Saru & Filhos perante os seus concorrentes é que nós emitimos o alvará de funcionamento em apenas 24 horas, por um custo muito baixo emitimos a licença de funcionamento definitiva.

 

Alvará de Funcionamento para Comércio - Emissão em 24 horas - Emporium

Alvará de Funcionamento – Emissão em 24 horas – Emporium

 

Conclusão: Seu negócio completamente legal!

Começar um negócio não é uma tarefa fácil, são tantos pontos a pensar e tantas questões
para resolver que pode até desanimar de continuar com o projeto, mas na verdade com organização tudo vai se resolvendo.

Nunca deixe de começar seu comércio com toda a documentação regulamentada, isso pode causar multas e até o fechamento do estabelecimento e isso pode trazer prejuízos muito grandes principalmente se você está começando na area de comercio.

O alvará de funcionamento para comércios é um documento de extrema importância pois ele quem garante a qualidade do serviço prestado e minimiza as chances de ocorrer acidentes.

Alvará de Funcionamento para Comércio
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *